Blog

Tempest
Trends

                     

CASB e DLP: quais são as diferenças e os benefícios da integração
24-06-14
por Tempest Security

CASB e DLP: quais são as diferenças e os benefícios da integração

A proteção de dados nunca esteve tão em alta. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações de mercado, todas as empresas precisam priorizar a segurança de informações confidenciais para evitar multas, processos e outros tipos de prejuízos.

Além das informações armazenadas na infraestrutura local, é preciso proteger também os dados em nuvem. Não somente as informações sensíveis, mas sistemas e plataformas inteiras que são acessadas de diferentes redes. É neste cenário que as soluções CASB e DLP podem aumentar a proteção de seus dados, confira os detalhes.

O que é DLP e CASB?

O Data Loss Prevention (DLP) é uma solução que utiliza técnicas como criptografia, análise de conteúdo e controle de acessos, visando a prevenção da perda de dados, evitando vazamentos de informações confidenciais. Dessa forma, a empresa se mantém em conformidade com a LGPD e outras regulamentações.

Já o Cloud Access Security Broker (CASB) é uma solução que realiza o controle de segurança entre o usuário final e os serviços em nuvem. Ele realiza o monitoramento de tráfego e as atividades dos usuários, além de identificar aplicativos não autorizados, protegendo informações sensíveis contra compartilhamentos sem o consentimento do dono da informação.

Conheça as principais diferenças entre CASB e DLP

A principal diferença entre as duas soluções está no escopo de recursos para a proteção que oferecem. Enquanto o CASB foca na proteção dos dados em nuvem, a DLP direciona seus esforços de segurança para todos os dados internos, seja na nuvem, no local ou nos endpoints. Confira outras diferenças abaixo:

  • Regras de detecção: o DLP verifica os dispositivos entre equipes para saber quem acessou, baixou e quais são esses dados. O CASB consegue detectar aplicações na nuvem que não foram homologadas;

  • Requisitos: o CASB protege os acessos da nuvem, realizando o gerenciamento de acesso e monitoramento do tráfego de dados. O DLP realiza o controle do fluxo de dados dentro da empresa e aplicativos, evitando o vazamento de informações sensíveis.

Como o CASB e o DLP trabalham juntos?

As duas soluções se complementam quando se trata de proteção de dados. Desde a prevenção, a detecção, o bloqueio e as análises sobre o compartilhamento, transferências e acessos às informações confidenciais de uma empresa.

O CASB foca nas questões relacionadas à nuvem, enquanto a DLP foca na rede da organização, dentro ou fora de seus limites, além de abranger sistemas. Por exemplo, se um usuário fizer login no aplicativo em nuvem em outro sistema, cabe ao CASB analisar e restringir as aplicações desse usuário.

Confira também: Postura de segurança e conhecimento do negócio são essenciais na proteção de dados na nuvem

Quais são os benefícios da integração DLP e CASB?

Utilizar as soluções integradas oferece diversos benefícios para as empresas que desejam aumentar os níveis de proteção sobre seus dados. Conheça as principais vantagens:

  1. Políticas unificadas: existem soluções de CASB que conseguem aproveitar as políticas e os fluxos de trabalho de DLP já existentes. Assim, as equipes de TI podem definir as políticas de DLP somente uma vez e utilizá-la para o local e também para a nuvem;

  2. Melhores análises sobre o comportamento do usuário: a integração “CASB for DLP” possibilita uma visão profunda do comportamento do usuário e como os dados são acessados e utilizados na nuvem;

  3. Proteção DLP mais forte: a migração de dados para a nuvem envolve a perda de visibilidade e de controle, necessitando certos cuidados, como a integração das duas soluções auxiliam a proteção e a segurança de dados.

Qual é a melhor solução para o meu negócio?

Isso depende do objetivo da sua empresa: se for a prevenção sobre a perda de dados na infraestrutura interna, a DLP pode ser a melhor solução para você. Caso seja a descoberta de tráfego dos dados na nuvem para fora da empresa, o CASB é mais indicada.

Agora, se você precisa de uma proteção eficiente para a infraestrutura local e também para a nuvem, recomenda-se que contrate as duas soluções da mesma empresa, de preferência, especializada em cibersegurança, como a Tempest. Assim, você se mantém em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações.

Desafios na integração CASB vc DLP

Existem alguns desafios para a integração das duas soluções, pois são tecnologias distintas que precisam trabalhar juntas. Integrar CASB e DLP pode ser complexo devido aos mecanismos de operação, por isso a recomendação de contratar as duas soluções da mesma empresa.

Outro desafio é garantir a visibilidade completa dos dados em diferentes sistemas e plataformas em nuvem, assim como atender a diferentes requisitos de conformidade para setores distintos. Para isso, é preciso implementar soluções que ofereçam conformidades integradas.

Se você deseja saber mais sobre as soluções CASB e DLP e entender qual é a melhor opção para o seu negócio, entre em contato com os especialistas da Tempest, certamente temos soluções sob medida para a sua empresa.

Para conhecer outros conteúdos como este e melhorar a visibilidade e a cobertura contra riscos cibernéticos no seu negócio, leia nosso conteúdo sobre gestão de vulnerabilidades e compliance.


POSTS RELACIONADOS

4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest

4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!