Os serviços que utilizam a nuvem vêm crescendo ao longo dos anos, armazenando mais do que dados confidenciais. As nuvens públicas hoje acomodam sistemas e plataformas, resultando em um intenso tráfego de dados e grande número de acessos.
Este uso intenso da nuvem trouxe também diversos tipos de riscos de perda e vazamento de dados, além de vulnerabilidades para ataques. É neste cenário que medidas protetivas como o CASB foram desenvolvidas e têm sido eficientes na proteção de dados dos negócios. Confira os detalhes no conteúdo abaixo.
CASB é a sigla de Cloud Access Security Broker, esta tecnologia refere-se a um software alojado entre os usuários que acessam as informações e o local onde essas informações estão armazenadas na nuvem pública. Na prática, o CASB funciona como firewall entre os sistemas em nuvem e os usuários.
Este agente de segurança ajuda na proteção corporativa contra ataques cibernéticos e vazamento de dados, com recursos que permitem identificar os aplicativos não-autorizados, além de realizar a criptografia de tráfego de dados confidenciais. Os fornecedores de soluções CASB oferecem o software hospedado em nuvem ou no dispositivo de hardware no local que serve de intermediário entre o usuário e a informação.
Leia também: O que é cibersegurança e qual sua importância.
Existem várias tecnologias que se enquadram nos objetivos de um CASB, por isso, geralmente são oferecidas no mesmo pacote de serviços. Os principais recursos são:
Verificação multifatorial: essa verificação é utilizada para confirmar a identificação do usuário;
Controle de acesso: faz o controle do que os usuários podem acessar ou não dentro dos sistemas da empresa;
Prevenção contra vazamento de dados: evita perdas e vazamento de informações confidenciais;
Bloqueio de sites maliciosos: identifica e bloqueia URLs utilizados por cibercriminosos para golpes de phishing ou malware;
Identificação de Shadow TI: detecção de softwares instalados sem a devida autorização.
Via de regra, um CASB funciona seguindo o seguinte processo: descoberta, classificação e correção. Confira cada uma das etapas abaixo:
Descoberta: o CASB detecta as anomalias e comportamentos incomuns sobre os aplicativos, sistemas e acessos na nuvem;
Classificação: avalia e calcula os fatores de risco;
Correção: o serviço de CASB ajuda a criar uma política conforme as necessidades de segurança identificadas no processo de modo personalizado para cada empresa. Com base nas políticas criadas, o CASB atua quando há ameaças identificadas.
Você também pode se interessar: O que é Supply Chain e como evitar os riscos.
O Cloud Access Security Broker ajudam a manter serviços corporativos de aplicativos de software como serviço (SaaS), juntamente com a infraestrutura como serviço (IaaS) e a plataforma como serviço (Paas), protegidos contra ataques cibernéticos e vazamento de dados.
Para as empresas que utilizam a nuvem para armazenamento de dados, sistemas e plataformas completas, o CASB oferece vários benefícios. Como existem usuários cadastrados e com acesso à internet, eles podem se conectar à nuvem de qualquer rede, aumentando as chances de riscos à segurança.
O CASB aumenta os níveis de segurança de acesso e permissão da nuvem. Com isso, além de detectar ameaças e comportamentos incomuns, ele também identifica malwares e ransomware. Resultando em vários benefícios, como a conformidade com a LGPD, segurança e prevenção de prejuízos financeiros, como multas, processos e pagamento pelo sequestro de dados.
Antes de contratar um serviço de CASB, confira os principais desafios de implementação e uso para escolher a solução mais adequada para o seu negócio.
Integração completa: o serviço de CASB deve realizar uma integração completa com outros sistemas e infraestrutura. Assim, consegue ter uma visibilidade de todos os pontos importantes e detectar as ameaças de segurança de forma eficiente;
Parar ameaças: mesmo identificando um vazamento de dados, há serviços de CASB que não oferecem a capacidade de parar esta ameaça. Avalie se necessita deste tipo de funcionalidade e escolha o melhor serviço para sua empresa;
Escalabilidade: o serviço de CASB precisa acompanhar o crescimento da sua empresa para conseguir processar a quantidade de dados e todos os sistemas que utilizam na nuvem;
Privacidade de dados: um dos assuntos mais importantes dos últimos anos, a privacidade de dados deve ser considerada como prioridade. Avaliar a segurança da migração de dados para a nuvem ou como manter as informações seguras é de extrema importância.
Ao escolher um bom serviço de CASB security para o seu negócio, pesquise empresas especializadas em cibersegurança e cloud security como a Tempest, que ofereçam serviços sob medida e personalizados, conforme suas necessidades.
Além disso, pesquise os serviços de CASB oferecidos em empresas similares à sua e avalie as necessidades de segurança. Consulte as partes interessadas, como sua equipe de TI, os departamentos e fornecedores para entender os riscos e a segurança que precisa.
Agora que você sabe o que é casb security e sua importância para o seu negócio, aproveite para aprender mais sobre cibersegurança e veja como proteger sua empresa contra ransomware.
4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest
A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios
Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!