Em um mundo imerso no digital e com a utilização de dados que aumentam exponencialmente em volume e complexidade, é mais que necessário investir na segurança de informações sensíveis. A Gestão de Identidade é um conceito que abrange tecnologias e processos que assegurem a prevenção de acessos não autorizados.
Em 2024, a CyberArk, parceira da Tempest, publicou um relatório sobre o tema no qual 93% das empresas pesquisadas sofreram incidentes relacionados a vazamentos de credenciais nos 12 meses anteriores ao estudo. Aplicar políticas de acesso se tornou urgente, e o IdM (Identity Management) é uma ferramenta que auxilia a gerenciar os sistemas de dados com segurança de ponta.
Neste post, explicamos melhor como funciona o recurso de cibersegurança, seus principais benefícios e a importância para a sua empresa. Boa leitura!
A identidade digital é um certificado usado para identificar alguém a partir da coleta de informações, documentos e registros de atividades na internet. Esses dados são as pegadas que os usuários deixam no mundo digital e podem conter histórico de pesquisa, geolocalização, autenticações, movimentações financeiras, endereços IP e outros comportamentos.
Em um sistema interno corporativo, essas informações podem se referir a cadastros pessoais de funcionários, parceiros e fornecedores, além de contas bancárias e dados sensíveis que precisam ser mantidos em sigilo. Essa identidade, que se transforma em uma “chave” ou código, é uma maneira de centralizar as informações de alguém em um banco de dados.
Leia também: Data Loss Prevention: o que é, como funciona e como escolher?
Com base na identidade digital dos usuários, a empresa pode determinar quem tem acesso autorizado a recursos da organização, como contas, documentos e e-mails. Para que isso seja possível, ela precisa contar com um sistema de gerenciamento de identidade e acesso (Identity and Access Management — IAM), o qual é um controle de segurança na nuvem que regula quem pode acessar o que.
Um dos princípios fundamentais da Gestão de Identidades é o controle rigoroso de acesso. A aplicação de políticas de acesso baseadas em papéis, onde os usuários recebem apenas os direitos necessários para desempenhar suas funções, ajuda a minimizar o número de contas com privilégios elevados.
Dessa forma, os alvos de potenciais ataques e fraudes são menores, além de limitados a determinadas atividades com base nas suas permissões ao sistema. Em um ataque de ransomware, por exemplo, o impacto vai ser restrito à função atribuída para a conta e não terão acesso livre e total ao sistema interno da organização, mantendo os dados importantes que podem comprometer o seu negócio.
Unindo forças para proporcionar ainda mais proteção, automatização e conformidade aos nossos clientes, a Tempest consolidou a parceria com a CyberArk, principal player do mercado para segurança de identidades. Com uma plataforma robusta e abrangente, ela conta com recursos essenciais para impedir o acesso não autorizado e mitigar os riscos de ataques cibernéticos.
Conforme a pesquisa realizada pela organização, 93% das empresas entrevistadas esperam encontrar desafios em cybersecurity com relação à IA focada em malware e phishing. Com o propósito de minimizar esse temor, a CyberArk conta com uma solução com tecnologia de ponta que protege, gerencia e audita contas privilegiadas, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso a sistemas críticos.
Para isso, o sistema conta com rotatividade automática de senhas e a utilização de credenciais temporárias para minimizar a exposição. Ele proporciona, ainda, uma abordagem baseada em princípios de menor privilégio e acesso determinado em risco, atribuindo permissões limitadas aos usuários cadastrados.
É uma implementação de controle de privilégios com infraestrutura fortalecida e resposta ágil a ataques maliciosos. A Access Management da CyberArk se integra às soluções diversas de cibersegurança, como plataformas de autenticação multifator (MFA) e sistemas de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM). A associação proporciona uma abordagem de segurança mais coesa e eficiente, consolidando a proteção em todo o ambiente corporativo.
Além disso, com a plataforma, você também pode gerar relatórios de auditorias, rastreamento de atividades dos usuários, facilitando a conformidade com regulamentações na implementação de controles de acesso rigorosos. Conte com a nossa parceria com a gigante em segurança e gestão de identidades para promover um ambiente digital mais seguro e resiliente.
A adoção de medidas de proteção e gestão de identidades e acessos tem se tornado cada vez mais atrativas a empresas de pequeno a grande porte. Ainda segundo o estudo feito pela CyberArk, metade das organizações entrevistadas esperam triplicar o volume de identidades, sendo que 84% desejam utilizar 3 ou mais Content Security Policies (CSP) nos próximos 12 meses.
Quer saber mais sobre o relatório sobre o tema? O Identity Security Threat Landscape 2024 Report está disponível para download e você pode conferir os dados, metodologia e tendências em IAM.
A Tempest, junto a CyberArk, pode de ajudar a fazer um assessment voltado a segurança e gestão de identidades para a sua organização. Acesse a página de Identity Security para conhecer as principais soluções e consulte os nossos vendedores para obter mais informações sobre o serviço.
Continue navegando em nosso blog e explore outros conteúdos relacionados à cibersegurança e métodos utilizados no gerenciamento de acessos, como Zero Trust, proteção de dados e muito mais. Esperamos você em um próximo post, até mais!
4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest
A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios
Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!