Blog

Tempest
Trends

                     

Gestão de Vulnerabilidade e Compliance: aumentando a visibilidade e a cobertura contra riscos cibernéticos no seu negócio
23-08-21
por Leonardo Carvalho

Gestão de Vulnerabilidade e Compliance: aumentando a visibilidade e a cobertura contra riscos cibernéticos no seu negócio

Uma das questões-chave para a cibersegurança é a visibilidade. Simplesmente não é possível proteger aquilo que não se pode ver ou cuja existência é desconhecida; isso, no atual cenário, se tornou um desafio considerável. 

Basta avaliar a quantidade de ativos adicionados às infraestruturas de TI em empresas de todas as verticais, seja por novas práticas profissionais como o home-office, seja pela adoção de novas tecnologias implementadas para tornar as operações mais eficientes como a nuvem, IoT, Machine Learning, entre outras. 

Também é preciso considerar a utilização de aplicações e serviços sem o conhecimento ou aprovação do departamento de TI de uma empresa (Shadow IT), que pode ter um grande impacto para as empresas, resultando em lacunas de segurança, violações de dados e problemas de conformidade. 

Tudo isso causou um aumento brutal na superfície do negócio a ser protegida. 

O Gartner, por exemplo, considera a expansão da superfície de ataque a principal tendência de gerenciamento de risco e segurança dos últimos anos – segundo o instituto, até 2026 as empresas verão suas superfícies de ataque sofrerem um aumento de menos de 10% atualmente, para mais da metade da exposição total dos seus negócios.

Ou seja, a proteção do negócio passa obrigatoriamente por identificar ativos e, neles, identificar os gaps de segurança que podem levar a incidentes. 

 

Proteger os negócios atualmente depende de incrementar a visibilidade, mas isso é apenas parte da solução 

Atualmente, ainda segundo o Gartner, gestores de segurança estão cada vez mais percebendo que deve haver uma mudança de foco da mera identificação de vulnerabilidades nos seus assets para um processo que envolva também a cobertura e o gerenciamento dos riscos que essas vulnerabilidades podem representar ao negócio.

A esse processo damos o nome de gestão de vulnerabilidades e conformidades (GVC), um serviço que de forma contínua identifica, avalia e mitiga as vulnerabilidades de segurança em sistemas, redes, aplicativos e infraestrutura de uma organização.

Um serviço de GVC envolve as seguintes etapas:

  1. Identificação de vulnerabilidades: Análises e verificações para identificar possíveis vulnerabilidades que podem ser realizadas com técnicas como escaneamento de portas, análise de código, testes de penetração e avaliação de configurações de segurança.
  2. Avaliação do risco de cada vulnerabilidade detectada, sua gravidade e potencial impacto. O resultado permite priorizar as ações do time de segurança
  3. Recomendações e ações corretivas: que podem incluir a instalação de patches de segurança, atualização de software, reconfiguração de sistemas, alteração de permissões de acesso e implementação de controles de segurança adicionais. 
  4. Monitoramento contínuo: A gestão de vulnerabilidades é um processo contínuo, que pode incluir escaneamento regular de sistemas e redes, e atualizações de segurança para garantir que a organização esteja protegida contra as últimas ameaças.
  5. Relatórios e análises detalhados sobre as vulnerabilidades identificadas, o risco associado e as ações corretivas tomadas.

A Gestão de Vulnerabilidades e Compliance é um passo importante no estabelecimento de políticas eficazes de proteção ao negócio, mas mesmo esse tipo de iniciativa precisa evoluir para acompanhar os avanços tecnológicos e os novos riscos trazidos por esses avanços. 

 

GVC da Tempest agora inclui monitoramento de vulnerabilidades em aplicações

Como vimos no início deste artigo, os últimos anos viram um incremento sem precedentes no número de ativos nos negócios. Ao mesmo tempo, soluções como os ambientes em nuvem trouxeram uma realidade na qual o desenvolvimento de aplicações também se tornou parte das operações de empresas que não necessariamente possuem essa disciplina no seu core business.

Nesse sentido, a Tempest oferece o serviço de gestão de vulnerabilidades e de compliance desde 2006 e desde então vem trabalhando para que este serviço acompanhe as demandas do mercado. 

Sua versão mais recente inclui, além da varredura e monitoramento de ativos, o monitoramento de aplicações web

A gestão de vulnerabilidades em aplicações web é um processo que envolve a identificação, avaliação e mitigação de vulnerabilidades de segurança em aplicações web. Essas vulnerabilidades podem ser exploradas por atacantes para comprometer a segurança da aplicação, acessar dados sensíveis, realizar ataques de injeção, roubar informações ou comprometer a integridade e disponibilidade da aplicação.

Baixe o Datasheet Gerenciamento de Vulnerabilidades & Compliance e saiba mais sobre este serviço da Tempest no botão abaixo:

 

Baixe o Datasheet

GVC da Tempest conta com curadoria dos nossos times de segurança

O serviço de GVC da Tempest utiliza a plataforma Frontline VM da Fortra, que oferece inúmeras funcionalidades entre as quais estão, além da varredura de vulnerabilidades, a auditoria de conformidades, a aplicação de rótulos inteligentes a ativos, a priorização de correções baseada em riscos, a classificação de exploração e de tendências entre outras. 

A essas funcionalidades soma-se a curadoria dos times de segurança da Tempest, cuja expertise irá auxiliar na tomada de decisão.

Os benefícios do serviço de GVC incluem:

  •  Proteção proativa capaz de identificar e corrigir as vulnerabilidades de forma antecipada, reduzindo o risco de ataques bem-sucedidos e de possíveis violações de segurança.
  • Conformidade regulatória: garantindo que a empresa esteja em conformidade com requisitos de mercado ou de legislação, fornecendo uma avaliação contínua das vulnerabilidades e auxiliando na implementação de medidas corretivas necessárias.
  • Redução de custos: Ao identificar e corrigir vulnerabilidades antes que ocorram violações de segurança, a organização evita perdas financeiras associadas a ataques, como roubo de dados, interrupção dos serviços, danos à reputação e possíveis penalidades regulatórias.
  • Aumento da confiança do cliente: Ao implementar um serviço de gestão de vulnerabilidades, uma empresa demonstra seu compromisso em proteger os dados dos clientes e proporcionar um ambiente seguro, aumentando a confiança dos clientes e melhorando a reputação da empresa.

Clique no botão abaixo e fale com nossos especialistas sobre o serviço de Gestão de Vulnerabilidade e Compliance.

 

  Fale Conosco

 

Contar com o parceiro certo faz a diferença na proteção dos dados em qualquer ambiente

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. 

Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 600 colaboradores. 

Ao longo de seus 23 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 600 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. 

Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina. 


POSTS RELACIONADOS

4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest

4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!