Com a digitalização das empresas e de toda a cadeia de suprimentos, muitas oportunidades e facilidades foram acrescentadas, tornando-se parte das rotinas de trabalho. Porém, isso também abre oportunidades para crimes cibernéticos que podem se estender por todo o ecossistema das empresas.
Preparamos este conteúdo para você saber como proteger sua empresa contra ataques cibernéticos. Além de apresentar uma ferramenta valiosa, o Pentest. Se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura.
Supply chain, do inglês, significa cadeia de suprimentos. É um termo bastante amplo que abrange todas as etapas de um produto, desde a aquisição de matéria-prima, produção, logística até a entrega ao consumidor final. A boa administração do supply chain pode ser o diferencial competitivo do seu negócio.
Todos os processos da cadeia de suprimentos incluem uma boa gestão interna, além de estratégias e administração eficiente dos setores envolvidos: compras, desenvolvimento dos produtos, atendimento ao cliente, marketing, comercial e logística.
Além de todas as preocupações administrativas, com a digitalização de todas as etapas do supply chain, as vulnerabilidades do sistema devem ser avaliadas, pois podem sofrer ataques cibernéticos envolvendo uma série de ameaças dentre as quais se destaca o ransomware, usado para o sequestro, vazamento e bloqueio de informações confidenciais.
Os golpes podem ocorrer através do relacionamento com parceiros ou fornecedores. Pois, os cibercriminosos podem atacar o elo mais frágil das cadeias de suprimentos, podendo comprometer informações confidenciais das operações. Ou seja, caso sua empresa esteja bem protegida, eles podem atacar os sistemas dos seus parceiros para conseguir informações ou acesso à rede da sua empresa.
É preciso seguir boas práticas de cibersegurança, além de reconhecer o cenário de ameaças de toda a cadeia de suprimentos, entendendo a gravidade do risco e os prejuízos financeiros e reputacionais que podem ocorrer com esses ataques, seja nos computadores, redes, sistemas e softwares na sua empresa ou nos seus parceiros e fornecedores.
Comece com treinamentos e conscientização sobre segurança cibernética com todos os colaboradores da empresa, inclusive funcionários em home office. Aborde desde os assuntos mais simples até os mais complexos. Como a abertura de um e-mail de origem desconhecida, como evitar redes de Wi-Fi públicas, não informar dados pessoais ou empresariais por telefone ou mensagem, realizar atualizações frequentes e mais.
Além disso, para níveis mais profundos de segurança, contrate profissionais em cibersegurança para realizar testes de penetração, também chamados de Pentest. Esse serviço é realizado quando os profissionais especializados em cibersegurança fazem testes no sistema do cliente (redes, hardware e mais), simulando um ataque cibernético para identificar todas as vulnerabilidades de segurança. Dessa forma, entregando um relatório completo para que a empresa saiba quais são os pontos que devem investir seus esforços.
Contratar um serviço de Pentest pode não ser tão simples, mas certamente oferece diversos benefícios para o supply chain. Por isso, avalie a expertise dos profissionais e a metodologia utilizada. Além disso, conheça as principais vantagens do Pentest:
A proteção de dados é uma das maiores vantagens para o seu negócio, melhorando a segurança para a integridade de todas as informações, sejam sobre as contas bancárias, documentos da empresa, senhas, contratos, estratégias, fórmulas e mais. Com o Pentest, os profissionais podem avaliar os níveis de segurança do seu banco de dados e demais plataformas, para que você possa reduzir consideravelmente os riscos de ataque.
Saber que sua empresa está comprometida em melhorar a segurança dos dados, com a contratação de um Pentest, é uma das formas de demonstrar que se preocupa com os relacionamentos da sua empresa, seja com fornecedores ou clientes. Afinal, o vazamento de dados pode ser prejudicial a todos.
Confira também: Controle de Privilégios: Por que ele deve ser considerado o coração da sua estratégia de segurança de identidades?
Caso seus dados sofram algum tipo de ataque ou sequestro, os prejuízos financeiros são imensuráveis. Além disso, sua empresa pode sofrer multas pela violação da Lei Geral de Proteção de Dados, em caso de vazamento de dados. Com o relatório do Pentest, é possível evitar e prevenir estes prejuízos.
O compliance é uma garantia de que a empresa atua de forma ética, sendo um conjunto de procedimentos e regras para que a empresa siga as normas vigentes. Inclusive, parte dessas normas está relacionada à tecnologia e à integridade de dados. Assim, o Pentest auxilia a empresa identificando as vulnerabilidades, ajudando na conformidade às regras de compliance.
Agora que você sabe o que é supply chain, pode perceber que existem diversos tipos de prejuízos que podem ser evitados em toda a cadeia de suprimentos. Além de seguir cuidados básicos e realizar os treinamentos de equipes, contratar um serviço eficiente de Pentest pode identificar as vulnerabilidades do seu negócio em diversos níveis de segurança. Dessa forma, você sabe como pode agir para amadurecer a cibersegurança da sua empresa.
Continue navegando no nosso blog e aprenda mais sobre cibersegurança, crimes cibernéticos e muito mais. Aproveite para ler também: Tipos de Pentest: Como escolher o melhor para sua empresa? Até lá!
4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest
A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios
Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!