Um dos principais desafios enfrentados por empresas de todos os portes e mercados atualmente diz respeito à proteção de um ambiente de negócios cada vez mais complexo do ponto de vista tecnológico
Nos últimos anos criou-se uma dependência de ferramentas e recursos como nuvem, SAAS, dispositivos móveis, IoT, apenas para citar alguns, o que trouxe novos desafios no gerenciamento dos ativos, especialmente do ponto de vista da segurança da informação.
Afinal, além das tecnologias agregadas à infraestrutura dos negócios, houve também uma considerável ampliação nas suas fronteiras (a ponto de o conceito de “perímetro” ter se tornado ultrapassado). Nesse sentido, se ampliam as questões de visibilidade e segurança relacionadas ao negócio.
Tradicionalmente, as empresas utilizavam uma abordagem compartimentada para gerenciar diferentes pilhas de tecnologias.
Diante do novo cenário, no entanto, essa abordagem, que inclui o uso de sistemas legados, já não se mostra eficaz.
Isso porque a grande variedade de ativos a serem gerenciados (os quais, por sua vez, geram uma imensa quantidade de dados), aliada à expectativa dos executivos de os times de segurança continuem a fornecer o mesmo nível de suporte que era oferecido em um ambiente predominantemente físico e restrito às fronteiras do negócio torna o trabalho exponencialmente mais complexo.
Afinal, como vimos anteriormente, essas fronteiras foram consideravelmente expandidas, aumentando em muito a superfície de ataque potencial das organizações.
Uma superfície de ataque refere-se a todas as possíveis portas de entrada para uma organização, incluindo sistemas, redes, aplicativos, dispositivos móveis, nuvem e até mesmo funcionários.
O Gartner considera a expansão da superfície de ataque a principal tendência de gerenciamento de risco e segurança de 2022 – até 2026, as empresas verão suas superfícies de ataque sofrerem um aumento de menos de 10% atualmente para mais da metade da exposição total dos seus negócios.
Para ilustrar os riscos inerentes à superfície de ataque, especialistas em segurança as subdividiram em três: a superfície de ataque digital, a superfície de ataque físico e a superfície de ataque de engenharia social.
Superfície de ataque digital: A superfície de ataque digital possibilita a exposição da organização a qualquer atacante com uma conexão de Internet.
Superfície de ataque físico: A superfície de ataque físico expõe ativos e informações tipicamente acessíveis apenas a usuários com acesso autorizado ao escritório físico da organização ou dispositivos de terminal (servidores, computadores, notebooks, dispositivos IoT e hardware operacional).
Superfície de ataque de engenharia social: O uso de técnicas de engenharia social pode levar à manipulação de pessoas para que compartilhem informações confidenciais, façam download de software malicioso, visitem sites que não deveriam, enviem dinheiro para criminosos ou cometam outros deslizes que comprometam seus bens e sua segurança, sejam eles pessoais ou corporativos.
No atual cenário tecnológico, de grande número de sistemas e ferramentas de segurança e tecnologia da Informação instaladas, há uma crescente demanda por uma gestão holística e eficaz para que haja controle e alta performance de todas as funcionalidades e políticas disponíveis, reduzindo os riscos.
Atingir este objetivo, no entanto, envolve uma série de desafios:
O cenário e os desafios apresentados levam aos seguintes questionamentos:
Parte da categoria de serviços que o Gartner classifica como Management Security Services (MSS), os Security Technology Management (STM) são um conjunto de serviços dedicados à configuração e gerenciamento contínuo de tecnologias de segurança
Os STM são um conjunto de soluções que contemplam desde o projeto de instalação e configuração até a gestão constante das tecnologias de segurança, com a finalidade de proporcionar a melhor experiência e eficiência no combate às ameaças cibernéticas.
Atenta a essa demanda, a Tempest desenvolveu uma solução de STM alinhada às melhores práticas e políticas de segurança, mensurável, escalável e abrangente.
Formado por profissionais qualificados nas mais diversas tecnologias de diferentes fabricantes, o time de STM da Tempest está capacitado para realizar uma série de serviços que englobam desde a instalação e atualização de tecnologias (incluindo monitoramento, análise de logs, migração e atualização) até a análise de maturidade de políticas e processos, classificação de informação e análise de aplicabilidade e compliance.
Os serviços de STM da Tempest estão divididos em:
Professional Services: serviços especializados pontuais que podem incluir desde projetos de instalação ou migração até assessments de ferramentas e;
Policy Management: serviços dedicados a gerenciar as tecnologias tornando-as aderentes às políticas de segurança do cliente.
Para saber mais sobre o STM da Tempest, clique aqui e baixe o datasheet
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.
Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 600 colaboradores.
Ao longo de seus 23 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 600 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido.
Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.
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