O e-commerce é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos no Brasil. A pandemia favoreceu uma mudança no comportamento de consumo de boa parte da população, que passou a fazer compras em sites e aplicativos.
Segundo o relatório Webshoppers 46, produzido pela NielsenIQ|Ebit em colaboração com a Bexs Pay, o país conta com 49,8 milhões de consumidores virtuais (em números de 2022), o que representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando havia 42 milhões de compradores online.
De acordo com a ABComm Forecast, através de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2022 o e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$ 169.59 bilhões, cerca de R$18 bilhões a mais em relação a 2021. E para 2026, o mesmo estudo projeta um faturamento de mais de R$ 232 bi, mais de R$ 100 bi a mais do que em 2020.
No entanto, esse crescimento também refletiu no aumento das fraudes no setor.
Um estudo divulgado no início do ano aponta que de 1 de janeiro a 31 de dezembro foram computadas 5,6 milhões de tentativas de fraude envolvendo cartão de crédito.
Segundo o estudo – que analisou mais de 312 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro – as fraudes com cartões totalizaram R$ 5,8 bi; o valor é 4,8% maior em comparação a 2021 (apesar do número absoluto de fraudes ter caído 0,3% no mesmo período). O ticket médio das fraudes em 2022 foi de R$ 1046 (contra R$ 926 em 2021).
No primeiro trimestre de 2023 houve queda no percentual de transações fraudulentas (27% menos do que o mesmo período de 2022), no entanto, o ticket médio subiu para R$ 1263, aumento de 9,4% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Ou seja, o custo de uma fraude continua alto para os negócios.
Fraudes representam uma série de custos para os e-commerces, incluindo:
Perdas financeiras diretas, que terão que ser arcadas pelo negócio
Chargebacks, através de solicitações de cancelamento de compras e estornos de pagamentos por parte de consumidores vítimas de fraude que, além do custo da própria transação, incorrem em outros custos associados ao cancelamento.
Danos à imagem da empresa causados pela divulgação da fraude, levando à perda de confiança por parte dos clientes
E, eventualmente, sanções legais enfrentadas pelas empresas caso elas sejam responsabilizadas pela fraude.
Nesse cenário, os desafios dos responsáveis pela segurança dos e-commerces incluem:
No entanto, há um outro grande desafio para e-commerces que é lidar com o uso cada vez mais frequente de dados vazados como informações de cartões de pagamentos, e-mails e outros dados em esquemas fraudulentos cada vez mais profissionais e lucrativos para os cibercriminosos.
Para endereçar estes desafios, a Tempest desenvolveu duas APIs de consulta que podem ser integradas na jornada de compra do seu negócio que vão identificar se dados vazados e comprometidos estão sendo usados em uma transação, sem impactar a experiência do usuário,
Card Risk API
A Card Risk API permite a consulta de uma base de dados atualizada de números de cartões vazados e comprometidos, seja na deep web ou na web tradicional, identificando se um determinado número de cartão foi comprometido e permitindo a tomada de medidas imediatas para evitar transações fraudulentas e perdas financeiras. É uma camada adicional de segurança que complementa sistemas antifraude convencionais.
Mail Risk API
Já a Mail Risk API é uma solução para enriquecer informações sobre endereços de email que estão sendo utilizados em seu negócio. Ela permite a consulta a uma base de dados atualizada de endereços de e-mails vazados, que contém informações sobre o usuário, sobre a credencial (se ela esteve em algum vazamento) e sobre o provedor de serviços associado à credencial, tornando a identificação de endereços comprometidos rápida e fácil.
De fácil conexão e utilização, as APIs têm como benefício a redução de fraudes e chargebacks, além de representarem a possibilidade de contar com uma camada extra de proteção com um excelente custo benefício.
Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre as Intelligence Risk APIs da Tempest
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.
Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 600 colaboradores.
Ao longo de seus 23 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 600 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido.
Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.
Fontes:
Compras online atingem quase R$ 170 bilhões no Brasil em 2022, afirma ABComm
Confira o crescimento do mercado de e-commerce no ano de 2022
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