Os avanços tecnológicos dos últimos anos, aliados à aceleração digital e às mudanças nos processos corporativos trazidos pela pandemia, criaram um cenário no qual muitas empresas viram a necessidade de migrar parte ou a totalidade dos seus dados, aplicações e outros processos de negócios para plataformas de computação em nuvem.
Seja para tornar seus negócios mais ágeis, seja para garantir a própria sobrevivência do negócio em um cenário de digitalização acelerada, a migração para a nuvem pode trazer inúmeros benefícios que incluem a escalabilidade, a redução de custos, maior flexibilidade e desempenho e, potencialmente, segurança aprimorada.
Segundo o Gartner, “A adoção da nuvem foi acelerada durante a pandemia, e deve acelerar ainda mais nos próximos anos”. “Serviços em nuvem permitem a líderes de negócios responder rapidamente a oportunidades – ou ameaças. Empresas que forem bem-sucedidas em explorar a computação em nuvem terão uma vantagem competitiva. Isso pode mesmo ser preponderante para sua sobrevivência”
Mas, para realizar a migração para estas plataformas utilizando todo o seu potencial e, principalmente, com o máximo de segurança, uma série de ações devem ser tomadas.
Neste artigo, elencamos algumas destas ações.
Cada negócio possui sua particularidade, por isso, como em toda tomada de decisão, uma migração para a nuvem deve ser encarada como um processo que envolve todo o negócio.
Porém, um equívoco comum a muitas empresas durante o processo de migração para estruturas em nuvem é considerar este processo uma mera decisão tecnológica, de responsabilidade apenas das áreas de TI e de operações.
De acordo com o Gartner, estes times estarão mais focados em aspectos técnicos em detrimento de fatores cruciais para o negócio como “entregar o máximo valor no menor tempo possível”.
Por isso, é essencial enxergar esse processo como uma oportunidade para resolver problemas do negócio e de inovação dos processos, ou seja, preferencialmente todos os tomadores de decisão devem estar envolvidos no projeto de migração.
As lideranças devem ser “educadas” sobre o que é a nuvem e o que ela pode fazer pelo negócio, não para que se tornem especialistas na tecnologia, mas sobre como ela pode impactar o negócio, sua eficiência e competitividade.
São essas lideranças que, mais do que diretrizes técnicas, darão a “motivação” para migrar (e é importantíssimo destacar que esta “motivação” varia de mercado para mercado, de empresa para empresa).
Há inúmeras variáveis a serem consideradas: o tamanho da empresa, o mercado no qual ela está inserida, sua relação com parceiros e fornecedores, os valores e diferenciais a serem entregues para clientes…
Pilares para guiar um projeto de migração segundo o Gartner:
Estratégia e Informação: considerar como a nuvem pode ajudar a resolver problemas do negócio e estabelecer uma postura de inovação
Governança e Segurança: buscar frameworks de governança que sejam adaptáveis para diferentes perfis de demanda e risco
Mobilização e migração: colocar este processo como algo crucial para apoiar a transformação da empresa como um todo
Mas, dentre os aspectos mais sensíveis da migração para um ambiente em nuvem está a segurança dos dados e aplicativos que serão migrados, independentemente da realidade e dos modelos de negócio.
Neste quesito há uma série de fatores a serem considerados, por isso elencamos algumas boas práticas que devem ser observadas desde o planejamento do processo de migração.
Proteger este ambiente é uma tarefa que exige uma postura proativa de segurança que considere pessoas, processos e tecnologias.
A seguir, confira algumas boas práticas de proteção de dados na nuvem:
Estas são orientações básicas. Fortalecer um ambiente em nuvem, adotando as melhores práticas do mercado, e manter-se adequado às regras de compliance e regulações é uma tarefa complexa.
No entanto, essa tarefa pode se tornar mais ágil ao contar com um parceiro que conheça os desafios do mercado e possa oferecer os produtos e serviços de segurança voltados especificamente para estes ambientes, considerando as particularidades de cada negócio.
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