A crescente digitalização que vem ocorrendo nos últimos anos em todas as esferas do cotidiano tem afetado diretamente tanto pessoas quanto empresas. Cada vez mais, consumidores compram online, funcionários trabalham remotamente, empresas migram serviços e dados para ambientes cloud, adotam ferramentas de analytics – sem falar de outras tecnologias que já estão no horizonte ou em processo de adoção como IoT, 5G, I.A., etc.
Tudo isso vem acompanhado de novos desafios e riscos que exigem uma postura mais proativa na proteção das informações e ativos de pessoas e empresas.
Adotar essa postura envolve uma jornada que deve considerar as particularidades do negócio e sua relação com toda essa tecnologia, especialmente em uma realidade altamente complexa, com pessoas, unidades de negócios, terceirizados e fornecedores acessando ativos e dados valiosos através de inúmeras redes, dispositivos e aplicativos.
É nesse cenário que CIOs, CISOs e os times encarregados de proteger o negócio precisam identificar e corrigir vulnerabilidades dentro das empresas, estejam elas onde estiverem .
Uma postura proativa na segurança da informação pode ser resumida na habilidade de antecipar as táticas, técnicas e procedimentos usados por atacantes.
Para isso é preciso, antes de tudo, pensar como ele, bem como ter acesso às mesmas ferramentas e habilidades que eles teriam.
Isso demanda acesso a uma solução que envolva uma equipe especializada, que seja capaz de simular o atacante, identificando e simulando a exploração de falhas de segurança em profundidade, evidenciando os principais impactos ao negócio. E o Pentest é o que melhor representa essa postura.
Pentests, ou testes de penetração, nada mais são do que uma série de testes executados para identificar os pontos mais vulneráveis a um incidente cibernético, avaliar a exposição da organização e sua capacidade de lidar com esses incidentes. Eles podem ser aplicados a qualquer dispositivo ou ambiente – redes, aplicativos, dispositivos pessoais, sistemas de controle industrial, dispositivos IoT ou mesmo carros e aviões.
Para atender a essa gama de aplicações existem diversos tipos de pentests (veja abaixo). Sua escolha requer cautela, uma vez que há muitas diferenças entre os serviços e entre os seus fornecedores
Segundo o Gartner, é fundamental que os líderes de segurança analisem “o tipo específico de teste necessários e os objetivos, escopo, requisitos e limites dos testes” a fim de definir tanto o serviço quanto o seu fornecedor.
Conheça Alguns Tipos de Pentest
External – tem como objetivo entrar no ambiente corporativo de TI ou obter acesso a dados ou sistemas críticos a partir da Internet
Internal – avalia as proteções do ambiente corporativo de TI sob o ponto de vista da rede interna
Mobile Application – visa encontrar vulnerabilidades ou discrepâncias de programação que possam ser usadas em um ataque
Web Application – avalia resiliência de aplicações web
Wi-Fi – verifica a possibilidade de comprometer ambientes corporativos a partir de redes Wi-Fi
IoT – testa a resiliência de dispositivos IoT
Testes no Ambiente de Rede – verifica vulnerabilidades neste ambiente e em seus dispositivos
Testes de Software – identifica falhas que possam levar ao controle do dispositivo, injeção ou interceptação de dados, etc.
Testes de Hardware – verifica vulnerabilidades diretamente ao hardware do dispositivo alvo
Estas e outras modalidades de Pentest fazem parte das ofertas da Tempest. Faça o download do datasheet para conhecer a solução.
É fundamental contar com parceiros com expertise técnica que ofereçam produtos, serviços e conhecimento para identificar possíveis brechas de segurança na organização.
A Tempest Security Intelligence é a maior empresa brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.
Hoje contamos com um time de mais de 450 profissionais e escritórios em Recife, São Paulo e Londres; nos últimos anos a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes de setores como serviços financeiros, varejo e e-commerce.
Pesquisando e criando novas soluções de proteção digital, a Tempest alia expertise técnica, sólida metodologia e alta tecnologia para entregar um portfólio com mais de 70 soluções, envolvendo Consultorias, Digital Identity, Managed Security Services e Integração.
4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest
A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios
Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!